O que a doula faz antes do parto

Antes do parto a doula pode realiza algumas encontros presencias e online para criar um laço de afinidade e confiança e passar o máximo de informações possiveis, atualizadas e com fundamentação em evidências científicas para que a gestante possa se preparar para o parto, fazendo escolhas conscientes de forma orientada.

Nos encontros pré-parto a doula poderá, colher informações que irão nortear a sua atuação antes, durante e após o parto. Ela irá conversar com a gestante sobre suas expectativas, anseios, medos, traumas, dúvidas e possibilidades da gravidez ao puerpério.

 

Dentre as orientações a doula irá:

  • Explicar sobre quais são as suas competência como doula e o que ela poderá realizar ou não durante a sua atuação.
  • Fornecer informações sobre como lidar com as modificações do corpo e os desconfortos comum da gravidez.
  • Poderá indicar e pontar informações de matérias, artigos, livros, filmes e documentários que aborde temas sobre gestação, parto, pós-parto e amamentação que valide as informações repassadas.
  • Ajudar a mulher a se preparar física e emocionalmente para o parto e puerpério, das mais variadas formas possiveis.
  • Explicar sobre os tipos de contrações
  • Auxiliar a entender a fisiologia do parto, as fases do trabalho de parto e o que se esperar de cada uma delas, contrações verdadeiras, dilatação e orientará sobre o melhor momento de irem para a maternidade.
  • Explicar sobre os procedimentos que podem ser necessários e quando realmente são necessários e suas alternativas, bem como quais não são recomendados e seus possiveis danos.
  • Explicar o que é Violência Obstétrica e Neonatal, como a mulher pode evitar que aconteça e onde pode denunciar caso aconteça.
  • Orientar sobre os direitos da gestante, da parturiente, da puerpera e do recém-nascido, antes, durante e após o parto.
  • Explicar o que é o Ciclo Medo-Tensão-Dor e como não entrar nele ou como sair dele caso em algum momento acabe entrando.
  • Orientar sobre os diversos Métodos Não Farmacológicos de alivio para as dores do parto.
  • Oferecer informações a pessoa que estará como acompanhante no dia do parto, demonstrando como este/esta  poderá ajudar e paticipar de forma ativa e positiva de todo o processo.
  • Explicará o que é Plano de Parto e irá orientar na elaboração.

 

Além disso, durante os encontros pré-parto a doula que tem outras certificações poderá realizar massagens especifícas para gestante e orientar alguns exercicíos também específicos para gestantes, desde que liberados pelo profissional responsável pelo pré-natal.

Ela poderá ainda realizar serviços adicionais como chá de benção ou despedida da barriga, pintura na barriga, entre outros.

Ainda nos encontros pré parto a doula poderá fornecer orientações sobre cuidados no puerpério,  amamentação e cuidados com o recém-nascido.

 

É bastante coisa não é?

Por isso que aquela antiga definição de doula é mulher leiga não faz mais sentido algum!

Pois para forncer tudo isso, a doula tem que estudar e estudar muito e viver se atualizando para sempre estar levando informções atualizadas para as clientes, que busca ser a protagonista do parto e viver um parto respeitoso e proporcionando um nascimento respeitoso aos seu bebê também.

Compartilhe conhecimento

Posts Relacionados