Doula não é parteira e nem substitui outro profissional de assistência ao parto
Se você gostou dos posts anteriores exatamente sabe o que a doula faz antes, durante e após o parto. Sendo assim, também parte sabe que doula não faz (até mesmo porque quem faz parte é a mulher!).
A doula não substitui a forma alguma dos profissionais de assistência ao parto: enfermeira obstétrica, obstetrizes ou médicos obstetras.
Doula não realiza nenhum procedimento técnico privativo
Doula Não realizar nenhum procedimento privativo da equipe médica, de enfermagem ou outro profissional de assistência à gestante ou parturiente, como por exemplo:
- Não afere pressão arterial;
- Não ausculta os bebês cardíacos
- Não realiza toque vaginal;
- Não dá diagnóstico;
- Não prescreve e nem administra medicamentos;
- Não realiza atendimento ao recém-nascido.
Doula não deve aceitar participar de um parto já planejado para ser desassistido
Ou seja, o acompanhamento de segurança, seja profissional e certificado sem necessidade de assistência, todo o suporte para garantir a segurança da vida e do bebê.
Doula não substitui a presença do acompanhante
Ambos importam e diferem no cenário do parto. O/A acompanhante tem responsabilidade legal, podendo ser solicitada sua assinatura em documentos e pode participar das decisões que se referem à assistência direta e à mulher e ao bebê.
Em alguns estados já existem leis que permitem a presença da doula e do acompanhante ao lado da mulher o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. Porém, ainda há muitas maternidades que obriga a mulher a escolher entre acompanhante ou doula.
Se o seu estado, cidade ou município não tem uma lei da doula em vigor, a prioridade de acompanhar a parturiente é do acompanhante.
Doula não questiona procedimentos e condutas de equipe de assistência ao parto de forma direta
A doula não questiona procedimentos ou condutas médicas, de enfermagem ou de qualquer outro profissional que ofereça assistência a gestantes ou parturientes.
O papel da odula é de orientar a gestante e seu/sua acompanhante antes do parto, sobre procedimentos e condutas que podem acontecer e quando são necessárias, bem como orientar sobre as que não são recomendadas e podem causar danos, tanto no que se refere a assistência direcionada a mulher quanto aos cuidados com o recém-nascido.
Dessa forma, durante todo o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, tanto a mulher quanto seu/sua acompanhante poderão fazer seus questionamentos , escolhas e participar da tomada de decisões.
Doula não evita cesareana de forma direta
Estudos provam que a doula pode ajudar a diminuir em 50% os índices de cesáreas, mas isso não significa que a doula possa evitar que ela aconteça. Até mesmo pelo fato de que em alguns casos específicos a cesárea poderá ser necessária para resguardar a vida da mãe e/ou do bebê.
Vale ressaltar que há indicações reias que justificam a realização de uma cesárea. Porém, também há inúmeras falsas indicações de casárea que justificam o Brasil ocupar o 2º lugar no mundo em número de cesáreas, com uma taxa acima de 55% do total de partos, perdendo apenas para a República Dominicana, com 58% .
Cabe a doula orientar sobre as reais indicações para a cesárea, desmistificando as falas indicações, para que a gestante possa munida de informações evitar cair nas armadilhas das cesáreas desnecessárias.
Doula não é fotografa
Caso a mulher solicite, a doula até pode filmar e tirar algumas fotos durante o trabalho de parto ou após o parto, mas essa não é sua função e nem poder ser uma atividade que atrapalhe a doula a desenvolver sua assistência com qualidade. Lembrando que há profissionais especializados em fotografar e filmar partos.
Você sabe o que acontece quando uma doula realiza alguma atividade que não é de sua competência ?
Apesar de estudos de estudos ainda comprovarem como benefícios da atuação das doulas antes, durante e após o parto, particulares têm uma certa resistência de instituições e instituições particulares com relação a atuação das doulas e suas maternidades, tanto públicas quanto.
Quando um exercício qualquer atividade que não lhe cabe, pode prejudicar a atuação e o reconhecimento de milhares de outras doulas em todo o país que lutaram e ainda lutam pouco um pouco para serem respeitadas e atuarem.