A primeira coisa que devemos considerar é que não existe uma doula perfeita, o que existe é uma doula certa para você.
Se você já leu nossos outros posts, você já sabe o que é doula e como ela pode lhe apoiar antes, durante e depois do parto.
Então agora é hora de passarmos alguma dicas que podem te ajudar a escolher a doula ideal para você.
A doula precisa estar alinhada com aquilo que você deseja
O primeiro encontro
Se você realmente deseja a assistência de uma doula profissional que ira te auxiliar na busca de um parto e nascimento respeitoso e que também poderá te auxiliar até depois do parto, você primeiro precisará compreender, valorizar e respeitar a doula como qualquer outro profissional.
Você não pede orientações ou esclarece todas as suas dúvidas com um médico via Inbox ou mensagem no WhatsApp, sem ter no mínimo um relacionamento prévio com esse médico ou já ter adquirido um pacote de assistência que inclua consultas online.
O mais comum quando entramos em contato com um profissional seja um médico, um pediatra, um fisioterapeuta, um psicólogo etc, é agendarmos uma primeira consulta e pagarmos por essa consulta. A partir dessa primeira consulta já iremos criar um certo vínculo e teremos conhecimento dos combinados de como serão os próximos atendimentos, inclusive se incluem atendimentos online.
Não é muito respeitoso com um profissional ficar trocando varias mensagens via Inbox ou WhatsApp e fazendo inúmeras pergunta sem levar em consideração que esse profissional pode estar deixando de dar atenção a outras pessoas que podem vir a se tornar clientes ou estar deixando de dedicar tempo a outras áreas na vida dele, para estar ali atendendo unicamente você. O mesmo deve ser levado em consideração quando se trata da assistência de uma doula.
Sabendo disso, quando entrar em contato com uma doula, pergunte se ela tem um horário disponível pois você tem interesse em saber mais sobre ela e sobre o atendimento que ela oferece.
Muitas doula não cobram por esse primeiro encontro. Mas vale lembrar que esse primeiro encontro é para você conhecer a doula e o que ela oferece na assistência dela. Não é um momento para esclarecer todas as suas dúvidas sobre gestação, parto, pós-parto e amamentação. Essas questões a doula irá abordar com você na Educação Perinatal após você de fato contratar a assistência dela ok!
Essa conversa do primeiro encontro deve ser um bate papo descontraído, não prolongado. Ou seja, não precisa durar horas e seguir um roteiro formal como em uma entrevista de emprego. Mais a baixo você encontrará uma lista com as principais perguntas que podem ser feitas nesse primeiro encontro. Se preferir, já verifique se a doula possui uma apresentação pessoal que possa lhe enviar previamente e assim o número de perguntas no primeiro encontro poderá ser bem menor.
Perguntas para fazer no primeiro encontro com a doula
Separamos alguma perguntas que devem ser feitas para a doula no primeiro encontro seja presencial ou on-line:
- Verifique quantos encontros pré-parto a doula oferece, o que ela faz em cada encontro, quais temas ela aborda, qual o tempo de duração de cada encontro, qual o valor de cada encontro e se você pode contratar encontros adicionais conforme a sua necessidade.
- Verifique se ela irá te auxiliar na elaboração do seu plano de parto.
- Verifique se os encontros são on-line ou presenciais. Lembrando que pelo menos um dos encontros pré-parto tem que ser presencial.
- Verifique como ela vai te atender no dia do parto. Vai para sua casa ou vocês irão se encontrar na maternidade?
- Imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa não é mesmo ? Então, verifique se a doula tem uma doula Backup (substituta) que possa te atender caso ela não possa comparecer no dia do parto ou encontros pré e pós parto.
- Verifique se ela possui grupo de gestantes que você possa participar.
- Verifique se ela oferece ou indica materiais adicionais que contribua para a educação perinatal, auxilie no preparo para o parto e para que você mesma possa saber mais, se aprofundar mais sobre um determinado assunto. (PDF, Livros e Vídeos). Lembrando de verificar se o material indicado está atualizado e possui embasamento cientifico.
- Verifique se a doula se atualiza constantemente.
- Verifique a disponível da doula para esclarecer suas dúvidas fora dos dias pré-definidos para encontros.
- Verifique se a doula oferece apoio pós parto e se sim, por quanto tempo.
- Verifique se a doula oferece apoio com a amamentação.
- A grande maioria das maternidades solicitam cadastro prévio das doulas. Verifique se a doula possui cadastro na maternidade onde você pretende ter o bebê
- Verifique serviços adicionais que a doula oferece
- Leia sobre O QUE A DOULA NÃO FAZ e fique atenta para não contratar doula que realize alguma atividade que não é sua atribuição.
- Hoje em dia, 98% das doulas possuem redes sociais. Verifique se doula tem rede social, o conteúdo que ela posta e o que dizem as/os seguidores nos comentários.Vale lembrar que o nº de seguidores não significa absolutamente nada. Não vamos generalizar, mas, tem muito profissional de tudo quanto é área com seus 2 a 3 dígitos de seguidores, mas nem todos os seguidores são ou foram seus clientes.Muitos profissionais também possuem seguidores apenas pelo conteúdo postado e pouco atende na realidade. Então nada de se basear em nº de seguidores ou likes ok! Até mesmo por que hoje em dia é muito fácil comprar seguidores e likes também. Tem muitos profissional que tem menos de 1000 seguidores mais vive atuando e tem uma boa bagagem de experiência na vida pós redes sociais.
E tem aquela profissional que está começando agora, estudou e estuda muito e está a espera de oportunidades para ganhar cada vez mais experiência.
Afinidade
Já parou para pensar que a doula estará ao seu lado em um momento de grande intimidade em sua vida?
A doula é uma pessoa que estará dentro da sua casa, conhecerá e fará parte da sua história para o resto da vida.
Conhecerá seus anseios e seus medos. Secará suas lagrimas, seja de dor ou de alegria e também poderá chorar com você. Sim! doulas também podem se emocionam e choram junto a cada nascimento de uma nova vida.
A doula irá te abraçar e segurar sua mão, seja para oferecer apoio físico ou emocional.
Irá te fazer sorrir e ira rir ao seu lado, para tentar te distrair e manter o foco em seu objetivo e dar aquela ajudinha básica na produção de ocitocina natural.
A doula é uma pessoa que estará com você a todo momento e isso inclui até mesmo as idas ao banheiro, seja para acompanhar um banho ou fazer um xixizinho básico.
Por conta de tudo isso é muito importante que exista afinidade entre vocês e a doula e que ela esteja alinhada com aquilo que você deseja para o parto.
E como saber se você tem ou não afinidade com a doula?
No primeiro encontro que você tiver com a doula, converse bastante sobre diversos temas e perceba se você se sente acolhida, se você se sente a vontade na presença dela, se você se sente segura com a respostas que ela fornece para as suas perguntas e se você se sente confortável respondendo as perguntas que ela lhe fizer também e verifique se a doula te apoia em suas escolhas.
Se possível convide quem for te acompanhar no dia do parto para participar desse encontro também. Afinal, “o” ou “a” acompanhante irá junto com a doula te auxiliar nessa linda jornada e a melhor forma de fazer isso é quando existe uma identificação e confiança entre todos os envolvidos.
Contrato
Agora você já sabe que precisa reconhecer e valorizar a doula como uma profissional. Sabe para que serve o primeiro encontro e quais as principais perguntas que deve fazer para a doula. Sabe que além de conhecer os serviços que a doula oferece é preciso haver afinidade entre você e ela e agora o próximo passo é conhecer o contrato.
Solicite uma cópia do contrato de prestação de serviço da doula e leia atentamente cada uma das clausula.
Verifique se a doula descreve detalhadamente em contrato tudo que citou oferecer em seu atendimento no primeiro encontro que vocês tiveram.
Verifique em quais situações o contrato pode ser rescindido tanto por você quanto pela doula.
Verifique o valor, formas de pagamento, se há juros e/ou multa e quando poderão ser aplicados.
Além disso, lembra que no começo desse post citamos que a doula irá participar de um momento de grande intimidade em sua vida?
Então verifique se o contrato possui alguma clausula citando sigilo das suas informações.
É muito importante também verificar se o contrato possui termo de consentimento para você permita ou negue a publicação em redes sociais de fotos, vídeos e/ou relatos dos acompanhamentos pré-parto, parto e pós parto.
Caso você opte por permitir publicações, zele por sua privacidade e deixe claro que quer participar da escolha das fotos, vídeos ou textos antes da publicação e saiba que você tem o direito de revogar a autorização a qualquer momento.
Indicações e – Referências
Conhece alguma gestante que teve acompanhamento de uma doula na gravidez, no parto e pós parto?
Se a resposta é sim: Verifique o que ela achou do atendimento que teve, o que ela mais gostou e se teve alguma coisa que não a agradou muito. Avalie as respostas e traga para o seu contexto, pois o que ela não gostou pode ser que te agrade e o que agradou ela pode ser que não te agrade a você.
Se a resposta é não: Você pode procurar e participar de grupos de gestantes, seja na unidade onde você realiza o pré-natal, ou em redes sociais. Pergunte nesses grupos se alguém teve o acompanhamento de uma doula e como foi a experiência.
Agora se você já está em contato com alguma doula e sente a necessidade de pedir referências para lhe trazer mais confiança, não se sinta envergonhada e peça. Veja se ela possui clientes que possam falar mais sobre como foi ter a assistência dela, verifique se tem fotos, vídeos e relatos.
O barato pode custar caro
Com certeza você sabe que há profissionais bons e ruins em todas as áreas não é mesmo? Com a doulagem não seria diferente.
E quem nunca ouviu a famosa frase, “O barato pode sair caro” ?
Primeiramente queremos deixar claro que em momento algum estamos dizendo que doula que cobram barato não vai entregar uma assistência de qualidade.
Mas queremos chamar a sua atenção para uma situação que estamos vendo com muita frequência nos últimos tempos.
Diante dos inúmeros casos de violência obstétrica e neonatal, o número de gestantes a procura de uma doula que possa auxiliar na busca por um parto e nascimento mais respeitoso cresceu e junto com essa demanda, também cresceu o número de instituições que oferecem curso de formação de doulas.
Você pode estar pensando: Mas isso não seria bom? haveria mais doulas para todas as gestantes não é mesmo?
Sim.. seria maravilhoso mesmo! O problema é que NÃO há um controle ou fiscalização de como esses cursos de formação de doulas estão sendo oferecidos.
Há um número absurdo de cursos totalmente online, sem se quer haver o mínimo de troca de experiência entre facilitadores e alunas e sem o mínimo de fiscalização do conteúdo programático, onde qualquer pessoa pode fazer o curso e em poucas horas imprimir um certificado. Além disso, muitos cursos deixam de oferecer o básico necessário para uma boa assistência da doula e outros tantos oferecem coisas que não são atribuições das doulas.
Por incrível que pareça, é possível praticamente comprar um certificado de formação de doula com a carga horaria desejada com apenas alguns cliques.
É esse tipo de doula que você vai querer ao seu lado no momento do parto?
Temos a mais absoluta certeza que não, não é mesmo?
Então antes de contratar uma doula, não tenha vergonha de perguntar onde a doula se formou e se julgar necessário, solicite cópia do certificado. Você pode até mesmo acessar o site ou perfil da instituição em redes sociais para saber mais sobre como o curso é oferecido e conhecer o conteúdo programático e assim saberá se é fornecido o mínimo para atender a sua demanda de forma adequada.