O que é doula

Doula é uma palavra de origem grega que significa “mulher que serve”.

Antigamente doula era um termo utilizado para se referir a mulheres que auxiliva outras mulheres durante o parto e após o parto ajudava com os cuidados com a mãe e com o bebê, realizava tarefas da casa e também ajudava a cuidar de outras crianças.

No contexto atual,  doula é um termo utilizado para se referir às mulheres que se qualificam para oferecer orientações e suporte contínuo baseado em evidências cientificas  á outras mulheres, antes, durante e após o parto.

As doulas recebem treinamento sobre fisiologia do parto, métodos não farmacológicos para alívio da dor, cuidados pós-natais e aleitamento materno.

Vale ressaltar que doula não é uma profissional de saúde (médico, parteira, enfermeira). Além disso, doula não pode ser substituída ou sua atuação confundida com o apoio oferecido pelo acompanhante da parturiente, seja ele o companheiro, a mãe, a irmã, uma amiga etc., pois eles sempre estarão emocionalmente envolvidos e, muitas vezes, também precisaram de auxilio para apoiar a mulher nesse momento de grande vulnerabilidade e repleto de sentimentos e transformações.

Compartilhe conhecimento

Posts Relacionados