O que a doula faz durante o parto

Se você leu o post O que a doula faz antes do parto pode perceber que uma de suas funções é a de repassar o máximo de informações possiveis, atualizadas e com fundamentação em evidências científicas para que a gestante possa se preparar para o parto, fazendo escolhas conscientes de forma orientada.

Durante o parto a doula continuará fornecendo informações, irá explicar tudo que está acontecendo e esclarecendo as dúvidas que forem surgindo.

A doula irá relembrar orientações fornecidas nos encontros pré-parto, buscando fazer com que a parturiente se lembre de seu objetivo e de tudo que pode ser feito para alcança-lo sempre respeitando suas escolhas.

A doula irá propor posições que podem forncer maior conforto e outras que podem auxiliar na evolução do trabalho de parto.

Também irá propor  métodos não farmacológicos para alivio das dores como: banho de imersão (fazendo uso de uma banheira ou piscina inflavel), banho de aspersão (fazendo uso do chuveiro), massagem e toque positivo, técnicas de relaxamento, respiração, concentração e visualização, termoterapia por meio de uso de compressa de água quente ou fria, escalda-pés, uso de aromaterapia, cromoterapia, musicoterapia, uso do rebozo, da bola suiça (também conhecida como bola de pilates ou yoga), uso do balanço pélvico (tipo cavalinho). Tabém poderá propor e providênciar um ambiente mais acolhedor com maior provacidade, baixa iluminação e ruídos, entre outros métodos que contribuem para menor percepção da dor.

A doula também irá encorajar a mulher, pronunciando frases de conforto e incentivo.

Irá fornecer apoio físico, segurar a mão, abraçar, fazer um carinho, ajudar a mudar de posição, a se movientar, a caminhar e a ir ao banheiro.

Também irá fornecer informações e irá orientar o(a) acompanhante, para que este/esta possa participar de forma ativa e positiva de tudo que acontece, bem como ajudará a diminuir seu nivel de ansiedade e estresse se for necessário.

 

E  SE FOR CESÁREA… O QUE A DOULA PODERÁ FAZER?

A doula também pode oferecer sua assistência durante uma cesáre. Ela continuará fornecendo apoio informativo, explicando tudo que estáacontecendo antes e após a ida para o centro cirúrgico.

A doula também irá continuar a esclarecer as dúvidas da mulher e de seu/sua acompanhante, diminuindo o nível de ansiedade, medo e estresse.

 

APÓS O NASCIMENTO DO BEBÊ

Caso seja um desejo da mãe,  a doula poderá fazer um Print da Placenta (carimbo da placenta com uso do próprio sangue da placenta ou com uso de tinta coloridas).

Poderá forncer ou relembrar orientações sobre amamentação e primeiros cuidados com o recém-nascido e poderá continuar a oforneeer apoio físico, ajudando a mulher a mudar de posição, a se levantar, caminhar, ir ao banheiro, se alimentar entre outras ações.

Compartilhe conhecimento

Posts Relacionados